
Estava indo para o Espaço Crescer,na sexta feira e me surpreendo ao ouvir no rádio a seginte notícia:
"A Secretaria de Estado de Educação (SEE) investiga a denuncia de que alunos de uma escola estadual, na Região Centro-Sul de BH, tenham sido obrigados a ficar nus durante uma revista, na terça-feira. Professores teriam dividido meninos e meninas de uma turma da 2ª série do ensino fundamental para saber se alguém escondia o telefone celular de uma aluna que sumiu na sala de aula. O aparelho não foi encontrado.
Na quinta-feira, o pai de um menino de 8 anos procurou a SEE para formalizar queixa contra duas funcionárias da instituição de ensino. “Meu filho falou que não ia tirar a roupa e foi ameaçado. Ele está completamente traumatizado, disse que não quer mais ir à escola”, afirmou o pai do garoto. Seus quatro filhos estudam na escola.
A diretora da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana da Secretaria, Elci Pimenta, enviou na quinta-feira três inspetores à instituição para apurar a denúncia. As servidoras envolvidas foram ouvidas. Elas confirmaram o roubo do celular e a divisão da turma para as buscas ao aparelho, mas negaram ter obrigado qualquer aluno a tirar a roupa. Segundo as funcionárias, alguns estudantes teriam baixado as calças por conta própria, para mostrar que não estavam com o telefone.
Vexame
“A denúncia é grave e pede agilidade na investigação. A criança não pode ser submetida a vexame”, afirmou a diretora. Nos próximos dias, funcionários da escola serão ouvidos, bem como os alunos da turma envolvida, acompanhados pelos pais ou responsáveis.
O Estatuto do Magistério de Minas Gerais prevê punições para servidores da educação que cometerem abusos, que vão de advertência e suspensão à perda do cargo."
(...)
Cabem aqui, várias investigações pois os vexames são inúmeros.
O maior deles e a meu ver, o grande vilão dessa história está além desse relato, ou diria menlhor nas entrelinhas dele.
Questiono imediatamente após a leitura se ainda teria lugar para professor na rede pública.
Vivo escutando em TODO Congresso de Educacão que devemos desenvolver um NOVO OLHAR!!!
Acho mesmo que os professores estão vendo direitinho a Escola Brasileira do Novo Século(que não será novo para sempre).
Escolas hoje são palco para Psicólogos,Policiais, Psiquiatras.
Roubaram o lugar do professor!
Ladrão que rouba ladrão...sendo professor não tem perdão!
A outra hipótese que me aventuro a defender é a de que a categoria foi vítima de lobotomia e então...
Com toda admiração que tenho pela categoria, que é minha e da qual me orgulho muitíssimo, e entendendo(o que não significa justificar porque não sou burra) o fato acima descrito como um sintoma do adoecimento mental do qual o professor brasileiro é alvo, pergunto aos meus leitores:
Já imaginaram uma greve geral por condições de trabalho DECENTES?
Não mencionei salário. Essa reinvindicação seria posterior.
A outra saída será o HOSPITAL DO IPSEMG.
SIIIIM!!
Lá já tem uma ala só para nós!! IPSEMG!!
Porque Professor pode ganhar um novo lugar quando se cala!

3 comentários:
Lu, minha amiga...
Fica até difícil condenar este pessoal. As condições em que eles trabalham são indecentes. E estes meninos são muito difíceis. Quando eu trabalhava com meninos de rua, várias vezes eu achava que aquilo ali era sem esperança, que não tinha como melhorar. É barbárie mesmo.
Lógico que não estou culpando os meninos como indivíduos porque eles são filhos da miséria e do descaso. Mas a vontade que dá certas horas é de correr na tal salinha do IPSEMG, pegar logo um atestado de "louca varrida" e não voltar nunca mais. Evaporar no mundo.
Ainda bem que meu tempo acabou, mas e quem tem que ficar nesta porque não tem outra saída? Como é que faz? Deus tenha misericórdia desse pessoal. Honestamente, não consigo mais ser otimista.
Nossa Carminha!!
Eu também não vou muito longe!!
Quem não saiu tá é brincando de ser Deus!
Precisa começar tudo de novo.
É muito triste e só gente como nós para não querer queimar essas professorasem praça pública, afinal todos precisam acreditar que a escola pública funciona e eleger duas mulheres, como culpadas é o melhor saída. Quem se interessa de fato, por educador e por pobre??
Saudade de falar com vc!!
Oi, Lu!
Este comentário é para a postagem acima, mas como não era aberta a comentários, eu posto aqui mesmo:
Seu eu fosse você aproveitaria para encontrar pessoalmente os amigos. Ainda mais quando sua barriga já estiver grande, para as pessoas que realmente gostam de você poderem participar concretamente deste momento. Não deixe só nos e-mails uma amizade que pode se concretizar na vida real. É muito triste estar longe dos amigos como estou aqui.
Eu daria tudo para ver você pessoalmente. Como já te falei, nunca imaginei que fosse estar tão longe quando você ficasse grávida. Felizmente, em janeiro estaremos aí. Bjørn comprou a passagem dele ontem. Foi a maior alegia aqui para nós.
Fique com Deus aí!
Postar um comentário